sábado, 23 de outubro de 2010

Atividade7_Unidade2

Atividade 2.7

Nesta atividade foram observados alunos do 6º ano que tem um pouco de conhecimento de informática básico.

Recursos necessários:
Computador com internet e Office e data show
Numero de aulas: 3 aulas
Serie: 6ºano
Numero de alunos atendidos: 30 alunos
Disciplina envolvida: Geografia
Características Gerais da Turma: Agitados e ativos
-Descrição de como se desenvolveu
 Primeiro exibiu-se a apresentação no Data Show, explicou o que queria com a apresentação;
Os alunos viram leram e perguntaram;
Logo depois entramos na internet e procuramos imagens de locais urbanos, rurais, e os intocados pelo homem, eles identificaram todos com facilidade e ainda observaram o que tinha em comum com o local onde moravam. Viram áreas da mineração o seu antes  e o durante a atividade, entendo a modificação que o homem faz em busca de conforto, lucro, etc.
 
A atividade me deu outra noção do espaço geográfico que antes eu via pelo livro ou tinha q imaginar, ficou melhor assim” Alessandra Heloísa

-Resultados obtidos:
Desenvolveram a independência de conseguir buscar mais do que foi ensinado, conheceram mais da geografia e viram que ela não estuda só a parte física de um local, mas as influencias que o homem exerce sobre o mesmo. Desenvolveram a visão critica e entenderam a matéria bem. Viram tipos de geografia urbana e rural, recursos renováveis e não-renováveis. Objetivos esperados foram atingidos. O enriquecimento da história de cada local. Ficaram curiosos para saber como era o bairro, a cidade antes e buscaram pesquisar.
Os alunos chegaram a comparar o que estudamos sobre geografia até as modificações que o ambiente sofre com alterações humanas, desde as mais simples como nas casas deles até as mais complexas que modificaram a cidade.
Desenvolvendo assim a criatividade, de colocar o que foi estudado no seu dia-a-dia  mostrando que o objetivo de elevar o pensamento e o entendimento foi alcançado com sucesso, e o censo critico que foi atingido, comprovando que foi bem entendida.
Os objetivos foram atingidos, ficou clara a matéria, o inesperado foi que tivessem a consciência ambiental. Viram o que o ser humano precisa de lucro, de conforto, mas estão preocupados com o futuro se continuar assim. No norte a Amazônia sendo destruída visando lucros, e a fauna e flora desaparecendo. Mas ainda tem pessoas que preservam o ambiente sem perder lucro e eles citaram o Santuário do Caraça. O parque Recanto Verde, onde eles podem ver o verde.


-Conclusões: A informação foi mais efetiva. Desenvolveram mais e conseguiram assimilar melhor. A curiosidade se estendeu onde eles quiseram saber também do seu ambiente. Visitaram sites com informações da cidade. Viram que a influência do homem em melhorar sua situação modificou e muito o ambiente onde vivem que também acaba afetando a natureza do local. Acabou abrindo discussão para o porquê tudo esta mudando: o clima, a vegetação, a fauna, tudo por influencia da ambição humana. Dando idéia a outra aula sobre ecologia e desenvolvimento sustentável.
Aprendi com essa atividade que sempre se pode explorar o mundo deles pra ilustrar o que ensinamos. Que o mundo da informação é muito vasto, que quanto mais se aprende mais temos que aprender. Nossos alunos também podem ser nossos mestres.
Projetos como este podem integrar o planejamento escolar de forma a incentivar o aluno a pensar, a desenvolver, nada de decorar, e sim entender, a informação não fria e calculista, mas o conhecimento que se adquirido fica sempre em nossa memória. Censo auto-crítico, e percepção melhorada, ensinando o conteúdo que é exigido no currículo deles, mas incrementando e incentivando os alunos a evoluir.
Atividades que podem integrar o planejamento de uma aula melhor é a  pesquisa dos assuntos ensinados, que amplia a visão, e colocando o que foi ensinado com exemplos do dia-a-dia. Ensino de forma objetiva indo direto ao ponto, nada de fazer rodeios, introduzindo as matérias de forma a fazer o aluno pensar, imaginar, criar.
Mudanças importantes no planejamento de atividades são estudar bem o assunto antes de desenvolvê-lo com os alunos, incentivar a pesquisa usando a internet que tem um ambiente vasto de informações e os alunos gostam muito do computador, é o ambiente onde a “preguiça” de ler acaba sendo substituída pela vontade de entender o mundo globalizado e a facilidade de encontrar muitas informações sobre qualquer elemento. As ciências eles observam que estão sempre a nossa volta, nos itens mais simples.


-Bibliografia e webliografia:

Aprendendo mais Geográfica

Geografia Física e Espaço Geográfico

Depois de analisar esses sites de forma simples com linguagem mais voltada aos alunos cria-se a apresentação. Exibe-se no data show, neste caso usei apresentação deste link: http://ghe.editorasaraiva.com.br/navitacontent_/userFiles/File/Geografia_homem_espaco/Geo_Homem_Espaco_6ano_cap1_site.pps

Sem seguida os alunos entram no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1280&bih=642&q=espa%C3%A7os+geogr%C3%A1ficos&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=,  para ver imagens de espaços físicos, modificáveis e não modificados pelo homem.

Pela curiosidade deles peço para entrarem no Google e digitarem Santa Bárbara-MG e entram em imagens onde vêem fotos urbanas e rurais da cidade, novas e antigas no link abaixo: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1280&bih=642&gbv=2&tbs=isch:1&sa=1&q=santa+b%C3%A1rbara-+MG&btnG=Pesquisar
 
 

Atividade6_Unidade2

FORMA DINÂMICA DE OBTER CONHECIMENTO

Nesta atividade os alunos deveram desenvolver e criar os hiperlinks, ou hipertextos
Alguns sites possuem mapa do site por ter uma plataforma complexa para o leitor não se perder no conteúdo. Tendo assim uma lista descritiva, um índice, sumário multidimensional, aberto, conectado e desmontável. Além de não – linear precisa estar na tela do computador em ambiente digital.
Ligação entre informações por meio de nós “encruzilhadas” virtuais e informacionais, se ligando por meio de links navegáveis, mapa com percursos variados.
Hipertexto é um modelo de funcionamento da mente que através de um navegador(browser) pode-se obter um numero infinito de informação. Cada hipertexto nos abrirá um site “página” com referencia ao link acionado.
“Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.”(LÉVY, 1993, p. 33)
Exemplo de utilização de hipertextos: Os serviços mais sofisticados existentes hoje têm geralmente uma arquitetura de software conhecida como "cliente-servidor". Nesta arquitetura o usuário final da Internet interage com um programa, cliente de um determinado serviço desejado e, através dele, solicita o atendimento de requisições específicas. O cliente, por sua vez, se comunica com um servidor, remoto ou não, a quem cabe o atendimento das solicitações do usuário final, como a busca de um determinado documento. O servidor conectado eventualmente se comunica com outros servidores dispersos geograficamente na tentativa de atender uma solicitação encaminhada pelo cliente. Em caso de sucesso, o servidor retorna informações codificadas e cabe ao cliente apresentá-las numa forma apropriada e compreensível ao usuário final. Se o servidor não é capaz de obter o documento solicitado, o cliente é informado sobre o motivo que impossibilitou tal atendimento e cabe ao mesmo cliente o tratamento dessa falha, como notificá-la ao usuário e, em alguns casos, instruí-lo sobre como proceder para alcançar um resultado positivo.
Um serviço integrador de diversos recursos denomina-se W3 (World-Wide Web- “Rede de alcance Mundial”). Permite ao usuário final manipular hipertextos, também conhecidos como hiperdocumentos potencialmente distribuídos em computadores dispersos geograficamente. Como já dissemos, é possível mesclar em nós de um hipertexto (também conhecidos por "páginas" Web) textos, imagens individuais, seqüências de imagens (vídeo clips) e fragmentos sonoros. Um elemento desta natureza, ou parte dele, pode servir de âncora ("base" ou "origem" de um nexo (link) que, quando selecionada, dispara a busca do documento referenciado) de outro. A seleção de uma âncora por parte do usuário final provoca a busca do elemento referenciado pelo nexo que tem sua origem em tal âncora. Este mecanismo permite criar diversas formas de navegação pelo material contido em um hipertexto (texto para texto, texto para imagem, imagem para texto, ...).

TECNOLOGIA A FAVOR DE TODOS
Na educação tem se tornando cada vez mais necessário a tecnologia a favor da educação. Para manter atualizado dados cadastrais de alunos e difundir através da rapidez da internet com auxilio de software especifico, assim podendo ter informações em tempo real de determinado(s) aluno(s). Uma âncora também pode referenciar um programa no servidor. Tal programa é acionado quando o usuário seleciona a âncora( ou link) em questão. Exemplificando, um professor deseja saber exatamente quais e quantos são os alunos matriculados na turma pela qual é responsável. Suponhamos que tais dados se encontrem em uma base de dados mantida pelo registro acadêmico. Neste caso, um nexo poderia apontar para um programa que, ao ser acionado, consulta a base de dados e constrói um documento no formato adequado para ser apresentado ao professor. Se tal professor fizer novamente uma consulta, como a primeira, alguns dias depois e se, no intervalo entre a primeira e a segunda consultas, alguns alunos cancelaram a sua matrícula, então o programa acionado pela seleção do professor recupera a informação corrente na base de dados que é a mais atual possível e a envia para o professor no formato adequado.
Recentes progressos na tecnologia do serviço W3 também permitem agregar a "páginas" um programa a ser executado pelo cliente (ou mesmo descrever movimento de textos - uma espécie de coreografia textual) facilitando assim a incorporação de características mais dinâmicas a um hipertexto. Os nós, âncoras, hipertextos que tem a mesma finalidade de facilitar a navegação pelo vasto mundo da informação e conhecimento. Usado de forma correta e com objetivo teremos como economizar tempo gasto em mais conhecimento.

Atividade4_Unidade2

Comentando idéias dos companheiros do Curso

“Utilizar de hipertextos nos leva a criar mais oportunidades de pesquisa, pois os mesmos tornam o assunto abordado cada vez mais abrangente, e até mesmo estimulante, onde podemos aprender mais, por meio de diferentes fontes, pois como usuários destes recursos somos levados a participar ativamente do processo de ensino da construção de novos conhecimentos. “ Adriana de Sousa Macatão
Enfim, esta sendo muito bom estudar os hipertexto e hiperlink, nunca tinha parado para observar esse recurso que usamos na internet, mas muitas das vezes não paramos para analisar a facilidade e a interatividade que ele nos oferece.
Aprendi muito com hipertexto e goste muito de uma definição e pensamento encontrado em um site que diz “sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;”. Fillipi Cavalieri de Resende
“Navegar aleatoriamente também é muito prazeroso. Na medida em que vamos lendo, aprofundando em relação a determinados tópicos, começamos a acessar cada vez mais os links disponibilizados, e , quando percebemos, já abordamos vários assuntos de uma única vez.
Se agrupássemos todas estas informações digitais em um papel, seriam pilhas e pilhas de livros, que demorariam anos para ficarem prontos.
Mais uma vez percebemos a importância das tecnologias em nossas vidas, principalmente na Educação, onde os alunos podem utilizar o Hipertexto para pesquisa e  produção textual, como ferramenta para busca de informações e apropriação de conhecimento.” Gisele Cristina Teixeira da Silva


Hipertextos, hiperlinks são úteis quando utilizados de forma a obter um resultado de informações satisfatórias visto que o mundo digital nos possibilita vários caminhos, para um mesmo tipo de informação. Toda essa informação é uma excelente fonte de conhecimento e bem vasto, com mais confiabilidade de passar esse conhecimento com muito mais facilidade sem uma regra específica para execução do ensino. Não ficando uma leitura chata e cansativa, pois as informações são bem divididas nesses. Tendo o cuidado de não perder o foco na informação que se deseja obter, o que vem junto é conhecimento. 

Atividade3_Unidade2

Definição de Hipertexto

O hipertexto é um meio de informação usado no ambiente digital, consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não-sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário. Em outras palavras um conjunto de nós que se ligam a diversos outros nós que podem ser palavras, imagens, gráficos ou partes gráficas, seqüências sonoras que podem ser um hipertexto. As palavras, expressões, imagens ficam destacadas no texto são hiperlinks ou links que  levam  a outros textos.
Os itens de informação não estão ligados linearmente, como numa corda com nós: “cada um deles, ou a maior parte estende as suas ligações em estrela".
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Muitas possibilidades  de leituras em diversos formatos e ordens, nos conduzindo numa experiência excitante que pode nos deixar a deriva se nos faltar atenção. No hipertexto, palavra, imagens  ou expressão,  podem remeter a outras gerando  intertextualidade.  A impressão que dá  é como se tivéssemos um dicionário incluso no próprio  texto. Isto proporciona aprofundamento de idéias  e informações ampliando conhecimentos.

Atividade2_Unidade2

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

A Wikipédia, a enciclopédia livre em que todos podem editar e melhorar as informações encontradas neste site. Muito rico em informações que tem hipertextos, palavras ou trechos de texto que abrem outras páginas com mais informações, de acordo com o trecho do texto acessado. Assim levando cada um ao nível de informação próprio não tendo um ordem lógica para saber sobre determinado assunto. Essas ligações nos ajudam a manipular as informações e conhecimentos conforme nossa necessidade.
Pode-se observar que cada assunto tem seus sub-assuntos ou link’s que nos direcionam a outras páginas com detalhes do hipertexto escolhido ao ser clicado com o “mouse”. Essas ligações são importantes, pois ampliam a visão de determinado assunto quando direcionam a outra páginas. As ligações são necessárias por tornar a leitura bem mais agradável porque lê o que interessa e são textos bem menos extensos facilitando o entendimento. 
Os sistemas de hipertexto podem e devem ser usados como instrumento de ensino e aprendizagem foi facilitam o ambiente no qual a aprendizagem acontece. De forma incidental e por descoberta, pois na tentativa de buscar informação, as pessoas que usam o hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Forma de aprendizagem considerada como mais durável fácil gravar e passar a informação do que aquela direta e intencional.
Para professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente para organizar e instruir contribuição de grande valor entre diferentes níveis de aprendizado dos alunos.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento. O hipertexto não possui estrutura linear com o começo, meio e fim, qualquer página pode ser o começo, o meio ou o fim, uma forma de organização em rede. Acessando um ponto determinado de um hipertexto outros que estão interligados também podem ser acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Atividade1_Unidade2


Introdução ao tema Internet

Navegação a deriva é valida porque pode levar a caminhos diferentes e assim termos informações que não imaginávamos existir. O mundo virtual é “recheado” de informações que podemos ou não conseguir transformar em conhecimento.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atividade7_Unidade1

Tema: Hoje e Amanhã
  • Conteúdos curriculares envolvidos: Aprender a valorizar as pessoas, a respeitar regras, organizar idéias
  • Disciplinas: Português no desenvolvimento lógico de texto e linguagem escrita correta para alunos do 1º ao 9º ano respeitando a faixa etária e nível de desenvolvimento intelectual de cada um ou da turma. Geografia no pesquisa de profissões e seus sub-campos voltadas para alunos do 6º ao 9º ano. Filosofia na analise de reconhecimento de si e dos outros sendo está aperfeiçoada nos alunos do 8º e 9º anos os preparando para o ensino médio e a carreira profissional.
  • Números de alunos: 170 alunos
  • Professora: Márcia Maria do Nascimento
  • Tecnologias e mídias utilizadas: Computador com Office ou Br.Office Apresentação eletrônica e internet.
  • Duração: 10 dias para organização de idéias e pesquisas, 3 aulas de 50min para elaboração da apresentação e 5 minutos para cada aluno apresentar para a turma em seu computador explicando o porquê de cada item que escolheu.
  • Atitudes dos alunos: Reconhecimento de qualidades, exigências, qualidades a serem melhoradas, identificação de profissões, analise critica, visão ampliada de mundo.

Problematização
  • Expressar idéias e conhecimentos sobre você, suas qualidades, virtudes, itens que podem ser melhorados, o que deseja para o futuro, o que fará para realizar seus ideais.

Desenvolvimento
  • Criar estratégias para buscar respostas
  • Pesquisar com amigos, parentes sobre qualidades e virtudes que vêem em você. Itens que podem ser melhorados.
  • Faça-se a pergunta: O que deseja para seu futuro? O que fará para realizar seus ideais?
  • Nesse item o aluno pesquisará sobre profissões, campo de trabalho, remuneração, aptidões necessárias, plano de carreira e perigos, usando a internet para isso.
  • O que fará para chegar a realizar o seu futuro, quais os passos deverá seguir, como começar e onde.
  • Depois de todas as respostas já formuladas o aluno desenvolverá uma apresentação para mostrar para os colegas.
  • Isso o fará desenvolver conceitos de português, pois precisará organizar pensamentos para entendimento do leitor escrevendo de forma correta e com lógica. Busca de autoconhecimento como pessoa, e visão de amigos e parentes onde observará diferentes conceitos de si mesmo. Virtudes a serem aperfeiçoadas, pois o mundo exige constante mudança, entendo que o caráter e dignidade são valores que devem ser respeitados em qualquer cultura de uma comunidade, família e amizades. Pesquisa de profissões vendo que existem diferentes ramos de atividade e mesmo assim não deixando de ser competitivo. Conseguindo ver-se com ser pensante e que tem muitas e valiosas qualidades. Favorecendo dessa forma que os alunos pensem sobre si e colegas analisem de forma critica e respeitosa sobre si e sobre o outro e vendo que as pessoas em geral com suas diferenças é que fazem a vida continuar.

Síntese
  • Pesquisar aspectos positivos melhoramento de aspectos negativos, desenvolvendo o diálogo com pais, amigos e família, reconhecimento de si como ser humano capaz de produzir, mudar, e fazer suas escolhas. Situar-se em sua sociedade, pensar na carreira que deseja seguir usando fontes de pesquisa, no caso a Internet, podendo analisar seu campo e se é bom pra região onde reside.

Resultado da atividade
  • Os alunos conseguiram dar valor a si e ao outro, analisando que suas diferenças se completam mutuamente. Foi entretenimento e satisfação do eu de cada um. O futuro incerto, mas que mostraram que tem sonhos e que querem realizar, apesar da pouca idade. A pesquisa analise dos resultados, a forma de trabalho que simples resulta em mais convívio com pais, parentes e amigos que muitos têm evitado, proporcionando o diálogo franco e aberto.

Atividade6_Unidade1

USO DOS RECURSOS TECNOLOGICOS NA PRÁTICA PEDAGOGICA

Toda tecnologia é muito bem vinda quando se tem os meios de poder usá-la de forma a construir uma idéia nova de aprendizagem. Vídeos, computadores com internet, livros usado de forma a aumentar conhecimento facilitando a forma de absorção do conteúdo, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, porque aluno é curioso e consegue extrair o máximo de informação. A tecnologia incentiva o aluno vendo a modernidade ao seu alcance e usada a favor da educação assimilando as informações bem mais rápido. O papel do professor trazer a tecnologia a seu favor e não ficar preso leitura e escrita somente o que torna as aulas monótonas e para os alunos só mais informações e não conhecimento que é importante.  

Atividade3_Unidade1

Fórum
Área educacional menos lecionadora e mais organizadora.
Temos muita informação e suas principais fontes são a escola e a TV. A TV tem passando muitas idéias, mas não mostra como retirar o melhor delas. Escola tem que ser articuladora, e não repetir uma cartilha, porque se tem muita informação que não dá para ficar preso a uma sala de aula. O cérebro não tem que ser repleto e sim bem feito, com informações organizadas. A escola precisa expandir e levar não somente informações, mas sim conhecimento mostrando ao aluno onde aplicar e como aplicar esse conhecimento obtido. Empresas investem em conhecimento especifico porque as tecnologias mudam sempre. Expandir a escola pra fora de seus muros preparando o individuo para a vida. Ficar só na cartilha de ensino vemos que não é mais importante. Não prepara o aluno que ao sair da escola não compreende e nem sabe aplicar o que aprendeu. Fazer ligações do ensino com a realidade não podemos mais fugir. Tem que mudar e é agora, não dá mais para esperar. O mundo mudou, as tecnologias estão para nos auxiliar a tirar melhor proveito das informações, transformando em conhecimento. Uma vez adquirido será levado a concretização de que a escola é o berço formador do individuo para a vida afetiva e profissional.

Atividade5_Unidade1

Matemática

5ºano do Ensino Fundamental

Conteúdo: Soma, subtração e multiplicação de números

Disciplina Matemática
Material
Situação
Resultado Final
  • Computador com Office ou BrOffice
  • 30 canetas
  • Tabela Pré-montada
Os alunos agora são empresários que precisam controlar o estoque de Mercadorias.
Manipulação de dados de forma lógica para facilitação do dia-a-dia de uma empresa

n      Desenvolvimento:

Expõe a seguinte situação para eles, são donos os responsáveis pelo estoque de uma empresa, lhes é solicitado que precisam controlar estoque e valor ainda em estoque. Eles terão que imaginar e organizar os dados que precisaram para desenvolvimento desse calculo. Para facilitar usaremos as canetas. Com elas usaremos pra expor a situação de estoque anterior, entrada e saída. E eles calcularão na cabeça, os fazendo desenvolver o raciocínio lógico. Depois de conseguir organizar todo o raciocínio deles com computadores ligados, pedimos para que os alunos abram o editor de planilhas.
Eles terão em mãos a seguinte tabela:

Produto
Valor para venda
Estoque Anterior
Compras
Saída
Estoque Atual
Valor em Estoque
Apontador
R$ 0,90
40
12
35

           
Borracha
R$ 0,85
45
30
67


Caderno
R$ 2,39
34
23
50


Caneta
R$ 1,00
23
30
45


Corretivo
R$ 1,20
12
12
18


Lápis
R$ 0,40
67
33
87


Lapiseira
R$ 2,50
15
10
19


Régua
R$ 1,00
30
10
31



Agora com a tabela na mão, o programa aberto, eles já tem noção do que é uma planilha e sua composição (células compostas da união de colunas e linhas). Eles vêem os dados que tem e o que precisam. Após inserir os dados aí faremos os cálculos que eles já sabem, explicando bem como fazer a função que nos dará a resposta.
Para calcular o Estoque Atual: Estoque Anterior + Compras – Saída;
Para calcular o Valor em Estoque: Estoque Atual * Valor para Venda;
Depois disso pronto e calculado eles alterarão dados e verão que o computador fará o calculo porque usaram a lógica, e o programa faz o que eles ordenaram. 

Atividade4_Unidade1

TECNOLOGIAS EXISTENTES EM NOSSA ESCOLA

Temos laboratório de informática com acesso a internet, onde alunos que desejam aprender a manusear o computador podem aprender a trabalhar com os programas da plataforma Linux educacional, além de jogos educacionais e interatividade entre eles.
Tem sala de vídeo com TV, DVD player, vídeo-cassete para apresentações de filmes, documentários, com objetivo de melhorar e aprofundar conteúdos estudados.
Data-show e aparelhagem de som para palestras, cursos, reuniões de pais e estudantes e são usados de forma a esclarecer e ajudar a ministrar com mais eficácia. Sendo exposto as idéias a evolução escolar como “Projeto Poesia vai a Rua” onde a escola expõe seus trabalhos idealizados em autores que são escolhidos e trabalhados no ano. Os alunos apresentam e vêem seus trabalhos saindo para fora dos muros da escola.

Atividade2_Unidade1

TECNOLOGIAS A FAVOR DA APRENDIZAGEM

Hoje é “moda” os cursos que misturam o melhor do presencial e a distancia. Nestes cursos temos de um lado a informação a internet rápida, fugaz, fria e de outro a lógica educacional, a fidelidade e persistência. A união da tecnologia precisa estar aliada a pedagogia do ensinamento para ser absorvido mais eficientemente e eficazmente visando o bem do aluno. 
O importante é unir a educação (ensino- aprendizagem) às novas tecnologias, a internet não pode ser vista isoladamente, mas sim aplicada ao conteúdo escolar como matéria-prima ou de enriquecimento, transformando informação em conhecimento. Auxiliando o professor a poder ministrar aulas de qualidade, mais atrativas por ter mais ferramentas. A tecnologia, visto que está a mãos da grande maioria dos alunos, então usar toda tecnologia a favor do aprendizado se faz importante e enriquecedor além do aluno sair mais bem preparado para o mercado de trabalho que os aguarda.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Unidade2_Atividade8

Unidade 2_ Atividade 8


  • Conteúdos curriculares envolvidos: Aprender a valorizar as pessoas, a respeitar regras, organizar idéias
  • Disciplinas: Português no desenvolvimento lógico de texto e linguagem escrita correta para alunos do 1º ao 9º ano respeitando a faixa etária e nível de desenvolvimento intelectual de cada um ou da turma. Geografia no pesquisa de profissões e seus sub-campos voltadas para alunos do 6º ao 9º ano. Filosofia na analise de reconhecimento de si e dos outros sendo está aperfeiçoada nos alunos do 8º e 9º anos os preparando para o ensino médio e a carreira profissional.
  • Números de alunos: 170 alunos
  • Professora: Márcia Maria do Nascimento
  • Tecnologias e mídias utilizadas: Computador com Office ou Br.Office Apresentação eletrônica e internet.
  • Duração: 10 dias para organização de idéias e pesquisas, 3 aulas de 50min para elaboração da apresentação e 5 minutos para cada aluno apresentar para a turma em seu computador explicando o porquê de cada item que escolheu.
  • Atitudes dos alunos: Reconhecimento de qualidades, exigências, qualidades a serem melhoradas, identificação de profissões, analise critica, visão ampliada de mundo.

Problematização
  • Expressar idéias e conhecimentos sobre você, suas qualidades, virtudes, itens que podem ser melhorados, o que deseja para o futuro, o que fará para realizar seus ideais.

Desenvolvimento
  • Criar estratégias para buscar respostas
  • Pesquisar com amigos, parentes sobre qualidades e virtudes que vêem em você. Itens que podem ser melhorados.
  • Faça-se a pergunta: O que deseja para seu futuro? O que fará para realizar seus ideais?
  • Nesse item o aluno pesquisará sobre profissões, campo de trabalho, remuneração, aptidões necessárias, plano de carreira e perigos, usando a internet para isso.
  • O que fará para chegar a realizar o seu futuro, quais os passos deverá seguir, como começar e onde.
  • Depois de todas as respostas já formuladas o aluno desenvolverá uma apresentação para mostrar para os colegas.
  • Isso o fará desenvolver conceitos de português, pois precisará organizar pensamentos para entendimento do leitor escrevendo de forma correta e com lógica. Busca de autoconhecimento como pessoa, e visão de amigos e parentes onde observará diferentes conceitos de si mesmo. Virtudes a serem aperfeiçoadas, pois o mundo exige constante mudança, entendo que o caráter e dignidade são valores que devem ser respeitados em qualquer cultura de uma comunidade, família e amizades. Pesquisa de profissões vendo que existem diferentes ramos de atividade e mesmo assim não deixando de ser competitivo. Conseguindo ver-se com ser pensante e que tem muitas e valiosas qualidades. Favorecendo dessa forma que os alunos pensem sobre si e colegas analisem de forma critica e respeitosa sobre si e sobre o outro e vendo que as pessoas em geral com suas diferenças é que fazem a vida continuar.

Síntese
  • Pesquisar aspectos positivos melhoramento de aspectos negativos, desenvolvendo o diálogo com pais, amigos e família, reconhecimento de si como ser humano capaz de produzir, mudar, e fazer suas escolhas. Situar-se em sua sociedade, pensar na carreira que deseja seguir usando fontes de pesquisa, no caso a Internet, podendo analisar seu campo e se é bom pra região onde reside.

Resultado da atividade
  • Os alunos conseguiram dar valor a si e ao outro, analisando que suas diferenças se completam mutuamente. Foi entretenimento e satisfação do eu de cada um. O futuro incerto, mas que mostraram que tem sonhos e que querem realizar, apesar da pouca idade. A pesquisa analise dos resultados, a forma de trabalho que simples resulta em mais convívio com pais, parentes e amigos que muitos têm evitado, proporcionando o diálogo franco e aberto.
Outras atividades desenvolvidas em Santa Bárbara nas escolas