sábado, 23 de outubro de 2010

Atividade6_Unidade2

FORMA DINÂMICA DE OBTER CONHECIMENTO

Nesta atividade os alunos deveram desenvolver e criar os hiperlinks, ou hipertextos
Alguns sites possuem mapa do site por ter uma plataforma complexa para o leitor não se perder no conteúdo. Tendo assim uma lista descritiva, um índice, sumário multidimensional, aberto, conectado e desmontável. Além de não – linear precisa estar na tela do computador em ambiente digital.
Ligação entre informações por meio de nós “encruzilhadas” virtuais e informacionais, se ligando por meio de links navegáveis, mapa com percursos variados.
Hipertexto é um modelo de funcionamento da mente que através de um navegador(browser) pode-se obter um numero infinito de informação. Cada hipertexto nos abrirá um site “página” com referencia ao link acionado.
“Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.”(LÉVY, 1993, p. 33)
Exemplo de utilização de hipertextos: Os serviços mais sofisticados existentes hoje têm geralmente uma arquitetura de software conhecida como "cliente-servidor". Nesta arquitetura o usuário final da Internet interage com um programa, cliente de um determinado serviço desejado e, através dele, solicita o atendimento de requisições específicas. O cliente, por sua vez, se comunica com um servidor, remoto ou não, a quem cabe o atendimento das solicitações do usuário final, como a busca de um determinado documento. O servidor conectado eventualmente se comunica com outros servidores dispersos geograficamente na tentativa de atender uma solicitação encaminhada pelo cliente. Em caso de sucesso, o servidor retorna informações codificadas e cabe ao cliente apresentá-las numa forma apropriada e compreensível ao usuário final. Se o servidor não é capaz de obter o documento solicitado, o cliente é informado sobre o motivo que impossibilitou tal atendimento e cabe ao mesmo cliente o tratamento dessa falha, como notificá-la ao usuário e, em alguns casos, instruí-lo sobre como proceder para alcançar um resultado positivo.
Um serviço integrador de diversos recursos denomina-se W3 (World-Wide Web- “Rede de alcance Mundial”). Permite ao usuário final manipular hipertextos, também conhecidos como hiperdocumentos potencialmente distribuídos em computadores dispersos geograficamente. Como já dissemos, é possível mesclar em nós de um hipertexto (também conhecidos por "páginas" Web) textos, imagens individuais, seqüências de imagens (vídeo clips) e fragmentos sonoros. Um elemento desta natureza, ou parte dele, pode servir de âncora ("base" ou "origem" de um nexo (link) que, quando selecionada, dispara a busca do documento referenciado) de outro. A seleção de uma âncora por parte do usuário final provoca a busca do elemento referenciado pelo nexo que tem sua origem em tal âncora. Este mecanismo permite criar diversas formas de navegação pelo material contido em um hipertexto (texto para texto, texto para imagem, imagem para texto, ...).

TECNOLOGIA A FAVOR DE TODOS
Na educação tem se tornando cada vez mais necessário a tecnologia a favor da educação. Para manter atualizado dados cadastrais de alunos e difundir através da rapidez da internet com auxilio de software especifico, assim podendo ter informações em tempo real de determinado(s) aluno(s). Uma âncora também pode referenciar um programa no servidor. Tal programa é acionado quando o usuário seleciona a âncora( ou link) em questão. Exemplificando, um professor deseja saber exatamente quais e quantos são os alunos matriculados na turma pela qual é responsável. Suponhamos que tais dados se encontrem em uma base de dados mantida pelo registro acadêmico. Neste caso, um nexo poderia apontar para um programa que, ao ser acionado, consulta a base de dados e constrói um documento no formato adequado para ser apresentado ao professor. Se tal professor fizer novamente uma consulta, como a primeira, alguns dias depois e se, no intervalo entre a primeira e a segunda consultas, alguns alunos cancelaram a sua matrícula, então o programa acionado pela seleção do professor recupera a informação corrente na base de dados que é a mais atual possível e a envia para o professor no formato adequado.
Recentes progressos na tecnologia do serviço W3 também permitem agregar a "páginas" um programa a ser executado pelo cliente (ou mesmo descrever movimento de textos - uma espécie de coreografia textual) facilitando assim a incorporação de características mais dinâmicas a um hipertexto. Os nós, âncoras, hipertextos que tem a mesma finalidade de facilitar a navegação pelo vasto mundo da informação e conhecimento. Usado de forma correta e com objetivo teremos como economizar tempo gasto em mais conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário