Tema: Hoje e Amanhã
- Conteúdos curriculares envolvidos: Aprender a valorizar as pessoas, a respeitar regras, organizar idéias
- Disciplinas: Português no desenvolvimento lógico de texto e linguagem escrita correta para alunos do 1º ao 9º ano respeitando a faixa etária e nível de desenvolvimento intelectual de cada um ou da turma. Geografia no pesquisa de profissões e seus sub-campos voltadas para alunos do 6º ao 9º ano. Filosofia na analise de reconhecimento de si e dos outros sendo está aperfeiçoada nos alunos do 8º e 9º anos os preparando para o ensino médio e a carreira profissional.
- Números de alunos: 170 alunos
- Professora: Márcia Maria do Nascimento
- Tecnologias e mídias utilizadas: Computador com Office ou Br.Office Apresentação eletrônica e internet.
- Duração: 10 dias para organização de idéias e pesquisas, 3 aulas de 50min para elaboração da apresentação e 5 minutos para cada aluno apresentar para a turma em seu computador explicando o porquê de cada item que escolheu.
- Atitudes dos alunos: Reconhecimento de qualidades, exigências, qualidades a serem melhoradas, identificação de profissões, analise critica, visão ampliada de mundo.
Problematização
- Expressar idéias e conhecimentos sobre você, suas qualidades, virtudes, itens que podem ser melhorados, o que deseja para o futuro, o que fará para realizar seus ideais.
Desenvolvimento
- Criar estratégias para buscar respostas
- Pesquisar com amigos, parentes sobre qualidades e virtudes que vêem em você. Itens que podem ser melhorados.
- Faça-se a pergunta: O que deseja para seu futuro? O que fará para realizar seus ideais?
- Nesse item o aluno pesquisará sobre profissões, campo de trabalho, remuneração, aptidões necessárias, plano de carreira e perigos, usando a internet para isso.
- O que fará para chegar a realizar o seu futuro, quais os passos deverá seguir, como começar e onde.
- Depois de todas as respostas já formuladas o aluno desenvolverá uma apresentação para mostrar para os colegas.
- Isso o fará desenvolver conceitos de português, pois precisará organizar pensamentos para entendimento do leitor escrevendo de forma correta e com lógica. Busca de autoconhecimento como pessoa, e visão de amigos e parentes onde observará diferentes conceitos de si mesmo. Virtudes a serem aperfeiçoadas, pois o mundo exige constante mudança, entendo que o caráter e dignidade são valores que devem ser respeitados em qualquer cultura de uma comunidade, família e amizades. Pesquisa de profissões vendo que existem diferentes ramos de atividade e mesmo assim não deixando de ser competitivo. Conseguindo ver-se com ser pensante e que tem muitas e valiosas qualidades. Favorecendo dessa forma que os alunos pensem sobre si e colegas analisem de forma critica e respeitosa sobre si e sobre o outro e vendo que as pessoas em geral com suas diferenças é que fazem a vida continuar.
Síntese
- Pesquisar aspectos positivos melhoramento de aspectos negativos, desenvolvendo o diálogo com pais, amigos e família, reconhecimento de si como ser humano capaz de produzir, mudar, e fazer suas escolhas. Situar-se em sua sociedade, pensar na carreira que deseja seguir usando fontes de pesquisa, no caso a Internet, podendo analisar seu campo e se é bom pra região onde reside.
Resultado da atividade
- Os alunos conseguiram dar valor a si e ao outro, analisando que suas diferenças se completam mutuamente. Foi entretenimento e satisfação do eu de cada um. O futuro incerto, mas que mostraram que tem sonhos e que querem realizar, apesar da pouca idade. A pesquisa analise dos resultados, a forma de trabalho que simples resulta em mais convívio com pais, parentes e amigos que muitos têm evitado, proporcionando o diálogo franco e aberto.
Outras atividades desenvolvidas em Santa Bárbara nas escolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário