sábado, 23 de outubro de 2010

Atividade7_Unidade2

Atividade 2.7

Nesta atividade foram observados alunos do 6º ano que tem um pouco de conhecimento de informática básico.

Recursos necessários:
Computador com internet e Office e data show
Numero de aulas: 3 aulas
Serie: 6ºano
Numero de alunos atendidos: 30 alunos
Disciplina envolvida: Geografia
Características Gerais da Turma: Agitados e ativos
-Descrição de como se desenvolveu
 Primeiro exibiu-se a apresentação no Data Show, explicou o que queria com a apresentação;
Os alunos viram leram e perguntaram;
Logo depois entramos na internet e procuramos imagens de locais urbanos, rurais, e os intocados pelo homem, eles identificaram todos com facilidade e ainda observaram o que tinha em comum com o local onde moravam. Viram áreas da mineração o seu antes  e o durante a atividade, entendo a modificação que o homem faz em busca de conforto, lucro, etc.
 
A atividade me deu outra noção do espaço geográfico que antes eu via pelo livro ou tinha q imaginar, ficou melhor assim” Alessandra Heloísa

-Resultados obtidos:
Desenvolveram a independência de conseguir buscar mais do que foi ensinado, conheceram mais da geografia e viram que ela não estuda só a parte física de um local, mas as influencias que o homem exerce sobre o mesmo. Desenvolveram a visão critica e entenderam a matéria bem. Viram tipos de geografia urbana e rural, recursos renováveis e não-renováveis. Objetivos esperados foram atingidos. O enriquecimento da história de cada local. Ficaram curiosos para saber como era o bairro, a cidade antes e buscaram pesquisar.
Os alunos chegaram a comparar o que estudamos sobre geografia até as modificações que o ambiente sofre com alterações humanas, desde as mais simples como nas casas deles até as mais complexas que modificaram a cidade.
Desenvolvendo assim a criatividade, de colocar o que foi estudado no seu dia-a-dia  mostrando que o objetivo de elevar o pensamento e o entendimento foi alcançado com sucesso, e o censo critico que foi atingido, comprovando que foi bem entendida.
Os objetivos foram atingidos, ficou clara a matéria, o inesperado foi que tivessem a consciência ambiental. Viram o que o ser humano precisa de lucro, de conforto, mas estão preocupados com o futuro se continuar assim. No norte a Amazônia sendo destruída visando lucros, e a fauna e flora desaparecendo. Mas ainda tem pessoas que preservam o ambiente sem perder lucro e eles citaram o Santuário do Caraça. O parque Recanto Verde, onde eles podem ver o verde.


-Conclusões: A informação foi mais efetiva. Desenvolveram mais e conseguiram assimilar melhor. A curiosidade se estendeu onde eles quiseram saber também do seu ambiente. Visitaram sites com informações da cidade. Viram que a influência do homem em melhorar sua situação modificou e muito o ambiente onde vivem que também acaba afetando a natureza do local. Acabou abrindo discussão para o porquê tudo esta mudando: o clima, a vegetação, a fauna, tudo por influencia da ambição humana. Dando idéia a outra aula sobre ecologia e desenvolvimento sustentável.
Aprendi com essa atividade que sempre se pode explorar o mundo deles pra ilustrar o que ensinamos. Que o mundo da informação é muito vasto, que quanto mais se aprende mais temos que aprender. Nossos alunos também podem ser nossos mestres.
Projetos como este podem integrar o planejamento escolar de forma a incentivar o aluno a pensar, a desenvolver, nada de decorar, e sim entender, a informação não fria e calculista, mas o conhecimento que se adquirido fica sempre em nossa memória. Censo auto-crítico, e percepção melhorada, ensinando o conteúdo que é exigido no currículo deles, mas incrementando e incentivando os alunos a evoluir.
Atividades que podem integrar o planejamento de uma aula melhor é a  pesquisa dos assuntos ensinados, que amplia a visão, e colocando o que foi ensinado com exemplos do dia-a-dia. Ensino de forma objetiva indo direto ao ponto, nada de fazer rodeios, introduzindo as matérias de forma a fazer o aluno pensar, imaginar, criar.
Mudanças importantes no planejamento de atividades são estudar bem o assunto antes de desenvolvê-lo com os alunos, incentivar a pesquisa usando a internet que tem um ambiente vasto de informações e os alunos gostam muito do computador, é o ambiente onde a “preguiça” de ler acaba sendo substituída pela vontade de entender o mundo globalizado e a facilidade de encontrar muitas informações sobre qualquer elemento. As ciências eles observam que estão sempre a nossa volta, nos itens mais simples.


-Bibliografia e webliografia:

Aprendendo mais Geográfica

Geografia Física e Espaço Geográfico

Depois de analisar esses sites de forma simples com linguagem mais voltada aos alunos cria-se a apresentação. Exibe-se no data show, neste caso usei apresentação deste link: http://ghe.editorasaraiva.com.br/navitacontent_/userFiles/File/Geografia_homem_espaco/Geo_Homem_Espaco_6ano_cap1_site.pps

Sem seguida os alunos entram no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1280&bih=642&q=espa%C3%A7os+geogr%C3%A1ficos&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=,  para ver imagens de espaços físicos, modificáveis e não modificados pelo homem.

Pela curiosidade deles peço para entrarem no Google e digitarem Santa Bárbara-MG e entram em imagens onde vêem fotos urbanas e rurais da cidade, novas e antigas no link abaixo: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1280&bih=642&gbv=2&tbs=isch:1&sa=1&q=santa+b%C3%A1rbara-+MG&btnG=Pesquisar
 
 

2 comentários:

  1. Olá Marcia, parabéns pelo seu Blog! Rafael Barbosa

    Acesse o meu:

    http://portfoliorafaelbarbosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Márcia,

    Muito bom o seu portfólio.
    Parabéns!!
    Abraços,

    Gisele

    ResponderExcluir